quinta-feira, 31 de maio de 2007

FRASE DA SEMANA

"A linguagem de quem participa de uma luta organizada acaba muitas vezes confundida com a linguagem de uma pessoa de outro mundo"


Vito Gianotti, metalúrgico e coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Engajou-se na resistência à ditadura e foi militante ativo por muitos anos.

TITÃS EM PROSA


O Centro Cultural da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ - comunica que estão abertas as inscrições para o Curso Livre II: “Grandes Romances do Século XX”, ministrado pelo escritor, tradutor e crítico literário Marcelo Backes.


No mês de junho, quatro obras serão analisadas: "Em busca do tempo perdido", de Marcel Proust; "Ulisses", de James Joyce; O homem sem qualidades", de Robert Musil e "Grande Sertão:Veredas", de Guimarães Rosa.

Cada romance será inserido no âmbito da literatura à qual pertence, depois no âmbito da obra do autor que o concebeu. Por fim, cada um dos romances escolhidos será debatido; desde o enredo, passando por suas peculiaridades e inovações.

Os temas serão nos dias 4, 11, 18 e 25, sempre às segundas-feiras, das 18:30h às 20:30h, na EMERJ. O curso é gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3133-3366/ 3133-3368, ou pelo e-mail culturalemerj@tj.rj.gov.br.

Mais informações: http://www.emerj.rj.gov.br/

quarta-feira, 30 de maio de 2007

CONTRA FELINOS EM CIMA DA CAMA...


TRÊS FILMES BRASILEIROS



1 – MACUNAÍMA

O filme Macunaíma é baseado na obra literária de Mário de Andrade. O longa-metragem foi dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, que usou e abusou do Tropicalismo para relatar as aventuras de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.
O elenco é estelar. Grande Otelo vive Macunaíma preto e também o filho do herói. Paulo José é Macunaíma branco e a mãe do herói. A inesquecível Dina Sfat interpreta Ci e Jardel Filho é o gigante Piaimã, comedor de gente. Completam ainda o elenco Joana Fomm, Milton Gonçalves, Wilza Carla entre outros. Macunaíma (1969) conta a história e a afirmação das identidades brasileiras de uma maneira irreverente e crítica. O filme ganhou diversos prêmios internacionais e é considerado por muitos, uma obra-prima do cinema nacional.




2 – DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL

Dirigido por Glauber Rocha, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” foi lançado em uma data emblemática: 1964. A história se passa no sertão nordestino e envolve diversas personagens fictícias que foram claramente inspiradas em personagens reais. Destaco aqui a genialidade de Rocha ao usar um negro para interpretar a figura de Deus e um loiro para viver o Diabo. Estrelam o filme Geraldo Del Rey, Mauricio do Valle, Yoná Magalhães, Othon Bastos, entre outros.







3 – PIXOTE, A LEI DO MAIS FRACO

Hector Babenco dirigiu um dos mais brilhantes filmes da década de 1980. “Pixote, a lei do mais fraco” é um retrato fiel da triste e cruel realidade, a qual os meninos de rua do país estão submetidos.
São 120 minutos de muita emoção. É humanamente impossível assistir ao filme e não se indignar e se comover com as situações expostas no longa. Chocamo-nos ainda mais quando sabemos da história do ator Fernando Ramos da Silva , que viveu Pixote nas telas e, por ironia do destino, envolveu-se em crimes até ser assassinado em 1987.






terça-feira, 29 de maio de 2007

Ah! É Edmundo!!!


Meu amigo Pablito andou postando sobre a conquista do titulo estadual de 2001 pelo Framengo... pois chegou a minha vez de colocar algo sobre meu Vascão da Gama.


O ano era 1997. Vasco e Flamengo, depois de um pífio campeonato brasileiro em 1996, chegavam às semifinais em 97. E para a tensão de suas respectivas torcidas, o confronto seria entre os dois maiores clubes do Rio de Janeiro. As duas equipes haviam empatado no primeiro jogo (27/11/1997). O placar fora de 1x1. Mauro Galvão marcou pelo Vasco.


A segunda partida realizou-se em 3/12/97. O Vasco era considerado o favorito por ter melhor campanha na primeira fase e jogar pelo empate. Além disso, havia a expectativa de Edmundo tornar-se o maior artilheiro da história dos campeonatos brasileiros. Até então, o Animal havia balançado a rede 26 vezes, ou seja, precisava de apenas 2 gols para empatar e 3 gols para ultrapassar Reinaldo, do Atlético-MG.


O Vasco saiu na frente com um golaço de Edmundo, ainda no primeiro tempo. Aos 16 minutos, após bola açucarada de Evair, Edmundo dribla Clemer e coloca a bola no fundo da rede. Era o vigésimo sétimo gol do Animal no brasileiro.


O Framengo, precisando do resultado, passou a pressionar e perdeu inúmeras chances de gol. Para complicar a situação do Vasco, o juiz erradamente expulsou um jogador do Gigante da Colina.


Ainda assim, no segundo tempo o Vasco chegou ao segundo gol. Em um excelente lançamento de Juninho, Edmundo saiu na cara do gol, driblou Clemer e marcou o seu vigésimo oitavo gol. O goleiro rubro-negro ainda tentou fazer falta em Edmundo, mas não deu. O Animal alcançava o recorde de Reinaldo!


Entretanto, num penalti mandrake o Framengo descontou. Mas a alegria da urubuzada durou pouco. Edmundo, em noite de gala, marcou mais um GOLAÇO tirando dois jogadores do Urubu da jogada, com um drible genial. O Animal tornava-se o recordista de gols em um Brasileiro.


Quando tudo parecia estar encerrado, Maricá (isso mesmo!!) aos 45 do segundo tempo faz grande jogada e sacramenta a classificação com uma goleada para cima da Urubuzada! 4x1!!! Era o Vascão imbatível de Edmundo, Juninho, Carlos Germano, Mauro Galvão e Evair!!! O merecido título veio após dois empates sem gols contra a equipe do Palmeiras. Assim, o Vasco conquistava seu terceiro título brasileiro!


Foi um jogo marcante! Mas devo admitir que não foi o melhor jogo que vi na minha vida. Em breve, porém, farei um relato de um certo jogo entre Vasco x Palmeiras...





18 de julho...


Meu aniversário está chegando. Por isso, começo a colocar neste blog algumas sugestões para presentes.


Já estou facilitando a vida dos meus amiguinhos e minhas amiguinhas... O primeiro presente da lista é esta belíssima camisa do Vasco da Gama. Desde a primeira vez que a vi, me apaixonei. Contudo, o preço salgadíssimo (R$ 235,00) me fez pensar que jamais a teria. O preço ainda não é dos mais convidativos, mas já houve uma redução significativa.


Através do site www.vascoboutique.com.br vocês podem comprar esse manto sagrado e me dar de presente!


Um beijo a todos e a todas!

Mocidade divulga justificativa





Nos preparativos para o Carnaval de 2008, a Mocidade Independente de Padre Miguel divulgou a justificativa de seu enredo. A sinopse, segundo informações, deve sair ainda esta semana.




Vejamos a justificativa:




Apresentaremos a Origem mística de Portugal, quando o seu primeiro rei Afonso Henriques em 1139, recebe uma mensagem de Jesus Cristo onde lhe é comunicado que Portugal se tornaria o Quinto Império Universal. Mostraremos que essa "missão" divina acompanhou a história portuguesa através dos séculos e apenas não teve um final trágico com a invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão exatamente porque a família real veio para o Brasil em 1808 com o então rei D. João IV. É lógico que a utopia do quinto império veio também à bordo das caravelas e aportou nas terras do Brasil, um país místico por natureza. Embalado pelo sebastianismo que dominava o sertão desde o início da colonização, este sonho, agora brasileiro, ganhou força e passou a representar uma bandeira de fé e esperança que dias melhores para todos estavam próximos, com a volta de D. Sebastião e a implantação do "Quinto Império do Brasil".




Cid Carvalho - Comissão de Carnaval da Mocidade Independente de Padre Miguel.




segunda-feira, 28 de maio de 2007

URSOS AO SOL








Quando compus a letra da canção "Praça sem cantos", tive como idéia inicial destrinchar a largos passos o espírito infantil. Baseada num filme, a música tentou enxergar nas imagens do curta e nas referências impostas pela trilha sonora- da qual participei - uma criança com seus conflitos, alegrias, erros, dores e delícias. Falei de pião, de roda, de jardim, de neblina, de fumaça, mas também da idéia pião de como a vida pode dar voltas; o mesmo significado está para a roda, com a brincadeira de roda, ou a roda da bicicleta.


Relacionei um pouco disto ao binômio liberdade-solidão, destes paradoxais que as crianças sabem por quanto tempo querem ficar brincando sozinhas, mas não abrem mão da presença de um adulto quando a brincadeira acaba .Uma criança "livre" por muito tempo pode tornar-se solitária?

O misto de neblina e fumaça pode ser visto como as dúvidas que permeiam as mentes infantis, como as coisas não são claras, enuvecidas, turvas, diante de uma pletora de perguntas sem respostas.
Falo tambem de improviso, de brincadeiras que podem ser criadas ao léu, e também de um sol sorrindo, como naqueles desenhos feitos por crianças travessas, que põem uma boca côncava pra baixo na parte inferior do referido sol. Qual símbolo poderia ser mais definidor de uma criança do aquele solzão sorrindo largamente no canto esquerdo superior de uma página preenchida por rabiscos coloridos??

Resumindo: tentei dar voz à alma de uma criança libertando-as da interpretação de suas vidas do crivo dos adultos. E como relacionar isto tudo a uma única criança? lembrem de um nome:MACAIA !

Conheci esta criaturinha há uns meses e cada vez mais tenho certeza de que ela é a visão perfeita para o que eu quis representar na letra.Consegui encontrar a modelo ideal para a música anteriormente escrita, para as sensações previamente descritas.

Na primeira vez em que a vi foi pela janela entreaberta do carro, ao colo da tia, a uns dois palmos acima da minha vista: umbigo à mostra, cachos à altura da orelha, olhos grandes e castanhos me encarando com um ar de desconfiança e mistério; no segundo encontro foi pura desinibição: vestidinho verde, sorrisinho blasè, bem-acostumada ao ambiente e deixando transparecer que criava idéias de destruição e desordem num lugar pra lá de propício para tal, uma pizzaria!


A esta altura dos acontecimentos, ao experimentar o paradoxo de me deparar com a inspiração pós-produto ao ver a macaia, não sei mais o que a minha capacidade de observação ainda poderá enxergar ! que venham novos ursos, sóis, sorrisos e outros "espelhos infantis" para as futuras canções que eu possivelmente possa vir a criar.


Praça sem cantos
(Pablo Lima- Luiza Villela- Zé Patitucci)

Se ja passou, nao vai chegar
Se já choveu, não quer voltar
Pele de neblina
Voz de passarim
E eu fico assim, sem cantar
Brinco de prata
Sem hora exata
Manhã sem graça
O dia raiou
Brinco de prata
Sem hora exata
A praça calou


Moleque jogando bola
Pra que roubar neste jogo?
Liberdade, solidão, pião ,roda, a dor, adorar
Uma casa zen
O que fazer quando se tem
Algo a repensar
Pétalas no fundo do improviso
Cada qual no seu lugar
Sol sem sorriso
Tudo a se espalhar

Se já ouviu, não vai contar
Se já feriu, não quer sarar
Sombras na retina
Cores no jardim
Sendo o fim, como sonhar ?
Noite de graça
Sem serenata
Encontro sem data
Tudo mudou
Som de arruaça
Orvalho e fumaça
A praça cantou

CONTAGEM REGRESSIVA


Faltam apenas 250 dias para o carnaval 2008!!!

domingo, 27 de maio de 2007

Do riso às làgrimas em minutos...


Dia negro para todos os devotos da cruz pátea...snif...


Bom, o futebol è assim...em 1995, maravilindo gol de barriga do tricolor que calou os infames rubro negros...hahahahaha


HÁ EXATOS SEIS ANOS....
























Só pra lembrar que no dia 27 de junho de 2001, na final do estadual...

O PRÍNCIPE DE MÔNACO


Que me desculpem os príncipes Rainier e Albert, mas em tempos de Grand Prix de Mônaco de Fórmula I torna-se válido voltarmos vinte anos no tempo e lembrarmos quem é o legítimo dono das ruas do principado.Ayrton Senna da Silva é o maior vencedor do GP, com seis vitórias, a primeira delas em 1987. Em oito aparições em Mônaco, Senna só não ficou no lugar mais alto do pódio em duas ocasiões, e ainda alcançou a quase inigualável marca de cinco vitórias seguidas no circuito (de 1989 a 1993).

Como disse certa vez um poeta, (sic) "é sempre bom sabermos quem realmente é a pessoa a qual chamamos de rei". Neste caso, de príncipe.

sábado, 26 de maio de 2007

VILA ISABEL - CARNAVAL 2008




TÍTULO: Trabalhadores do Brasil


O Brasil, outrora conhecido como Pindorama, foi o paraíso descoberto nos trópicos, terra de fartura, habitada pelos índios. Na chegada, os portugueses puseram os nativos a trabalhar, trocando madeira vermelha por objetos desconhecidos, que fizeram brilhar aqueles olhos ingênuos. Não satisfeitos, os portugueses resolveram investir em outra atividade: o cultivo da cana-de-açúcar. O indígena vira escravo do trabalho e de uma fé imposta,, que ora lhe protege, ora não. O índio se rebela! Utilizaram até de rituais mágicos aos quais os colonos chamaram de "Santidades Nativas" como forma de resistência. Era essa uma das formas de lutar contra a exploração.

Havia aqueles que por seu interesse em traficar negros da África, no lugar de escravizar os índios, criaram o mito de que esses eram preguiçosos, indolentes. Idéia que permaneceu no imaginário popular até os dias de hoje. Os africanos resistiram ao trabalho forçado, trabalho que ajudou a construir as riquezes dessa terra. Embora seus senhores acreditassem que negro só trabalha debaixo da chibata. Seu espírito guerreiro e suas mais variadas formas de fé, o faz lutar contra os maus tratos. A exemplo dos Malês, que recorrem a Alá para fortalecer seu levante. Outra forma de rebeldia estava na formação de fortalezas, ou quilombos, onde o trabalho não se regia no açoite.

A classe dominante, que acusava índios e negros de preguiçosos, também era acometida do que diziam ser pecado. Acostumados a acreditar que o trabalho não é coisa pra gente de bem. Isso é coisa para pretos... Diziam.
Aquarelas e gravuras do perído joanino retratavam o cotidiano de mucamas, negros vendedores de flores, fruta,aves, etc. Os brancos eram transportados em redes; liteiras;cadeirinhas. Por muito tempo, o serviço braçal continuaria indigno e somente restrito às classes mais baixas, cujo suor garantiria o bom descanso das elites.

A partir da abertura dos portos às nações amigas, começaram a chegar os primeiros imigrantes. A imigração em massa foi a forma encontrada para substituir o trabalhador negro escravo. Na lavoura de café, trabalham em um regime semi-livre. Na cidade, parte deles ocupa espaço na indústria. A expressão "hoje é dia de branco", que se refere a um dia de trabalho, surgiu da imagem construída do proletário imigrante, que de forma errada seria supostamente mais dedicado do que o brasileiro.

Os direitos dos trabalhadores, no início do século XX, estavam longe de serem reconhecidos. Movimentos grevistas eram duramente reprimidos. O operário se rebela! Anarquistas e socialistas, que provinham de grupos italianos e espanhóis, organizam movimentos de luta por melhores condições de trabalho.
Enquanto isso no campo, onde por longo tempo predominaram as fazendas de monocultura, o pequeno sitiante ficou a margem. Ali, predominou o trabalho escravo e, mais tarde, o de imigrantes europeus e orientais, deixando o caboclo em segundo plano. Acusado de provocar as queimadas, a "velha praga", nosso roceiro foi comparado ao Urupê, um fungo parasita. Personificado na figura do Jeca Tatu, o caipira foi descrito como um ser pouco afeito ao trabalho. Mas, a ciência da época revelou os males do Brasil quais são. negligência das autoridades era culpada pelo abandono da população rural.

Os primeiros movimentos dos trabalhadores urbanos foram passos importantes na realização de muitas conquistas. Ventos sopram do sul e trazem ao poder Vargas, que chamou para si a responsabilidade de criar os direitos trabalhistas, reunidos na CLT, direitos esses conquistados por anos de luta dos trabalhadores. Getúlio se tornou ainda mais popular com o programa de rádio a "Hora do Brasil" e nas comemorações de primeiro de maio (dia do trabalhador). Getúlio cria o trabalhismo, que surge como um braço político-partidário em resposta aos anseios do povo trabalhador.


Nos anos 30 e 40, fez-se a travessia do mundo rural com a migração, sobretudo nordestina, para o urbano e industrial, do centro sul. Desenvolvimento, progresso, palavras de ordem que seguiram seu curso nos dourados anos JK. Em seu programa de metas (50 anos em 5), merece destaque o incentivo à indústria automobilística e a criação de Brasília, cuja construção deveu-se principalmente à força dos chamados candangos, trabalhadores migrantes em sua maioria nordestinos.
No início dos anos sessenta, forças intersindicais reivindicaram melhoria das condições de trabalho. Esse movimento conquistou o 13º salário para os trabalhadores urbanos. Era também o tempo das reformas de base. E, os trabalhadores rurais exigiam reforma agrária. Com a aprovação do Estatuto do Trabalhador Rural, muitas ligas camponesas se transformaram em sindicatos rurais.


Em 1964, deu-se início aos "anos de chumbo". Os trabalhadores ainda assim lutaram por melhores condições salariais e pela liberdade de expressão. Maior exemplo dessa rebeldia foi a greve oprária do ABCD paulista no ano de 1978. Os metalúrgicos se rebelam, e cruzam os braços. Sua luta abre caminho para a redemocratização do país.
E, hoje revelamos o grande protagonista dessa história feita de lutas e conquistas, história que tem um começo, mas que certamente não tem um fim, já que as lutas continuam. O Brasil conquista seu espaço no mercado internacional, fruto do trabalho de homens e mulheres, que com sua dedicação e determinação, constroem esse imenso país.
Avante trabalhadores do meu Brasil, uni-vos, nesse festa!!! Avante Vila Isabel!!! Alegria e paz!!! Que o rufar dos seus tambores sejam alavancas incentivadoras para as futuras conquistas e vitórias do povo brasileiro!!!


Alex de Souza (carnavalesco)
Alex Varela (historiador)


O MAR E O TEMPO



A maioria de nós já percebeu que o ritmo é anterior ao homem. As ondas do mar, o canto dos pássaros e a batida do coração de um pequeno roedor fluem num contínuo ritmado, com um intervalo de tempo só explicado pelos deuses, mas perceptível aos ouvidos humanos. Mas ao vermos o percussionista porto-riquenho Giovanni Hidalgo em ação sob suas congas, durante o 14o Panorama Percussivo Mundial que rolou esta semana, ficamos tentados a pensar que o homem pode inverter todo este processo: com um virtuosismo impressionante, dado tanto pela velocidade com que realiza seus improvisos rítmicos quanto pela técnica utilizada com as mãos, com novos e diferente toques e síncopes inimagináveis nas diferentes levadas (síncope é o deslocamento do acento do tempo forte para o tempo fraco em um determinado estilo musical/rítmico), Hidalgo nos faz imaginar um humano anterior ao mundo, às regras da Natureza e a todas as ordens cronológicas e rítmicas do Universo. Acham que exagerei ? Então vejam sem pagar...


sexta-feira, 25 de maio de 2007

jogos no final de semana


Só avisando que esse fim de semana sou 100% FOGÃO!
Timão joga com o frangote vingador-fregues-do-fogao ( hahahahaahah)
vascão pega Nautic* nos aflitos.....
Ou seja, fim de semana todo no bar! rs

GAROTAS E ÁRVORES


quinta-feira, 24 de maio de 2007

MAIS UMA DO EDITÁCIO...ANTES DE I VEM B


Já passou uma semana do ocorrido, mas não é por isso que o "uma capital" vai deixar de registrar o ato; célebre por falar besteiras ao microfone, o dublê de atacante e top model Editácio Vieira de Andrade, mais popularmente conhecido como Dimba, mandou mais uma de suas gafes: na partida em que o seu clube, o Brasiliense, perdeu para o Flu no Maracanã, Dimba se mostrou irritado com a atuação do árbitro, que errara ao mandar voltar uma cobrança de pênalti defendida pelo goleiro do seu time, e mandou essa aos microfones:


"Garfaram a gente, isso é muito roubo: é caso de chamar a Polícia Federal, o FMI....

FMI???? será q o flu vem pagando juros altos ao Fundo pra ser tão beneficiado assim?? ou seria o FBI o referido órgão que confundiu o nosso ilustre atleta?

COMO O dimba chamaria uma das redes terroristas mais conhecidas na atualidade: de AL - JAZEERA??

Fogo de Palha...


É meu amigo Peri... mais uma vez seu botafogo foi só fogo de palha...

quarta-feira, 23 de maio de 2007

O RIO AINDA PULSA


PERCPAN 2007 - 14a edição do PercPan - DIA 23 de maio a partir das 21h, na Fundição Progresso, com um elenco internacional de mestres da percussão!

terça-feira, 22 de maio de 2007

ROMÁRIO É MIL!!!


Não poderia deixar de escrever aqui sobre o histórico 20 de maio de 2007. Nesta data, o melhor atacante que vi jogar alcançou a impressionante marca de mil gols em sua gloriosa carreira.

E o melhor: o palco era apropriadíssimo, visto que o milésimo aconteceu no estádio de São Januário, casa do meu Vasco da Gama.


Apesar de defender as cores do Vasco, penso que todos os amantes do futebol, sejam eles rubro-negros (eca), alvinegros, tricolores, estão felizes com o milésimo gol do atacante. Até porque Romário deu imensas alegrias aos torcedores brasileiros. Só para refrescar um pouco a memória, foi São Romário quem nos classificou para a copa de 94, marcando dois gols decisivos contra Uruguai no Maracanã lotado. E o que dizer de sua atuação fantástica durante a Copa de 1994, na qual o Brasil se sagrou campeão?


É claro que muitos antipatizam com o craque por conta de sua característica marra e pouca modéstia nas entrevistas. Mas, pra quê mesmo ser modesto, se ele é realmente "o cara"?
A nota triste é que possivelmente Romário encerrará sua carreira. Mas sua obra está eternizada na mente e nos corações de todos nós!
Valeu Peixe!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

HÁ DUAS SEMANAS (OU EM UMA SEMANA...)
















Já que o assunto do fim de semana foi Romário pra cá, gol mil pra lá, vamos dar uma equilibrada no clima- e nas cores- e lembrar que há duas semanas o maraca se vestiu de vermelho e preto e o mengão comemorou mais um título estadual, na força e na raça, e este um dos mais sofridos: após dois empates eletrizantes contra o foguinho, o troféu veio com a vitória na disputa de pênaltis; foguinho este que será o novo adversário do próximo domingo, reacendendo a chama da rivalidade entre os clubes poucos dias depois do vice deles!


6 DE MAIO DE 2007: FLAMENGO 2 (4) x (2) 2 BOTAFOGO
Final do campeonato estadual do Rio 2007
GOLS: Souza (52min), Juninho (56m), Dodô (60m) e Renato Augusto (72min).
Pênaltis: marcaram Renato, Roni, Juan e Léo Moura para o Flamengo; Túlio e Luciano Almeida para o Botafogo.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Irineu, Juan, Paulinho, Jaílton (Claiton), Renato, Renato Augusto, Roni e Souza.
Técnico: Ney Franco.
Botafogo:Max, Joílson, Alex, Juninho, Luciano Almeida, Túlio, Leandro Guerreiro, Lucio Flavio, Zé Roberto (André Lima), Jorge Henrique e Dodô. Técnico: Cuca.
Local: Maracanã
Árbitro: Djalma Beltrami
Cartão vermelho: Dodô
Renda: R$ 1.677.630,00
Público pagante: 63.614


27 DE MAIO DE 2007
Flamengo x Botafogo
Local: Maracanã
Horário: 18:10h
Terceira rodada do campeonato brasileiro 2007

domingo, 20 de maio de 2007

POESIA OU FILOSOFIA ?

POR CÁSSIA JANEIRO









Saio cega da caverna de Platão.
procuro os sábios do templo, os filósofos e os magos.
esbarro em sombras que persistem;
caminho atordoada e feliz
sem saber o caminho,
sem saber se o lado de fora é outra caverna
meu caminho é sem volta
porque o mundo- com todas as cavernas- está dentro de mim.





Subo a montanha
Pontilhada de perguntas
sei que de cima
verei o que vivi
(cheiros, sons, cores e sabores)
porque experimentei o mundo antes
de vê-lo de longe
a montanha se move e lateja
pulsa a minha alma
cravada de dúvidas
que um dia foram certezas
eu sou a minha própria montanha.








Vacilo, mas não me arrasto
Nesta floresta de espinhos rascantes que é a vida.
(...)os espinheiros se fecham
e me alcançam a pele do Avesso
ao acaso e sem razão
o Hades gesticula com mãos sangrentas
reduzida a migalhas, meus restos se espalham aos abutres
minha alma, entretanto, ainda geme
até que tudo cesse num último suspiro
que seja veloz e indolor
como um talho de navalha.

Quero ser lavadeira!

Na sua convocaçao, meu líder Pablo comentava que eu andava muito ocupada com o tanque, como toda lavadeira que se preze. E è a mais pura verdade: estou OBCECADA por ele!
decidi que quero ter barriga tanquinho. Mesmo sabendo que isso quer dizer : NADA que assistir jogo do vasco tomando cerveja, nada de hamburguer com queijo cheddar ou chocolate até o limite...

Acho que isso è consequencia da idade. Sabe, você nao tem mais aquela segurança de que vai ser dar bem sempre, tao típica dos 18 aos 25 anos. Afinal, a natureza esta jogando no seu time. MAs de repente vc descobre que ela foi contratada pelo time adversàrio: o tempo.

POis è, agora sou beque da natureza...marcaçao sem dó, senao levo um drile e engordo inacreditàveis 6 quilos, como aconteceu em 2006. Malhaçao, àcido no rosto, cerveja regulada, nao è facil nao...e mesmo assim o danado do tanque ta longe de ser conquistado!

ok, ok cheguei!

Povo do meu Brasil varonil, eis me aqui. Com mais de uma semana de atraso, mas...sou igual o gol mil do Romàrio: Demorou, mas saiu!

Gente, tenho uma centena de assuntos para destrinchar neste blog insano, mas agora, nesse momento, só uma palavra vem em meus pensamentos : GOLLLLLLL ! Romàrio fez o gol milll em Sao Januàrio!!!

Tinha quer ser: tinha que ser Sao Janu o palco desse momento tao importante na vida de todos os felizes que, como eu , tem a cruz pátea gravada no peito. Faço aniversàrio no mesmo dia do Glorioso estadio do Club de Regatas Vasco da Gama, e tenho horror a qualquer coisa rubro negra.

E Romàrio, enfim, coroou com todo o mèrito a sua carreira, de um dos maiores artilheiros de todos os tempos. E mesmo se ele for flamenguista como muitos acreditam ( inclusive eu) , nao importa. Foi vestindo o Manto sagrado Alvi negro da colina que ele entrou na história do Futebol. E tenho dito!

PARABENS, ROMÀRIO!

VAMBORA, BAIXINHO!!!

Ele já criou, tentou, buscou, procurou, mas a bola MIL ainda não entrou! Que seja hoje, já que o rubro-negro é outro!

UMA CARREIRA BRILHANTE...


sábado, 19 de maio de 2007

MAOMÉ E A MONTANHA...


Caros visitantes e comentaristas, há seis dias criamos este estimado blog com o intuito de, a SEIS mãos, compartilhar com vocês os nossos delírios e viagens culturais ,carnavalescas, políticas, esportivas, e quaisquer outros assuntos que derem na telha.
Mas como boa parte dos nossos visitantes já deve ter percebido, um de nossos escribas ainda não resolveu dar às caras por aqui. SARALINA JONNES, OGRINHA, ou simplesmente SARAH, ela mesma, resolveu nos deixar órfãos e sentindo falta da parte "brasiliense" deste periódico !

Por mais que saibamos que Sarah é uma ilustre lavadeira, e deve estar muito atarefada com a rotina ao "tanque", e que por isso não deve sobrar tempo para os posts daqui, isto em nada justifica a sua ausência: nem que fosse pra malhar o seu "Vasquinho" ou até para deixar claras suas "criativas" dúvidas sobre as escolas de samba do Rio, ela deveria ter surgido pra fazer a situação deste espaço cada vez mais caótico!

Para compensar esta sentida ausência e usando da célebre, batida e quase universal expressão "Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé", aproveitamos q Sarah não apareceu no blog e a trouxemos, ou melhor, levamos o blog até ela!!


VENHA LOGO!!!!!!!!



DE OURO E MARFIM EM LONDRES










Em um raro dia de céu claro na capital inglesa, ninguém melhor do que o mais ilustres do marfinenses para receber os louros na festa da final da Copa do Rei da Inglaterra, disputada entre os gigantes Chelsea e Manchester United, que coincidiu com a inauguração oficial do novo Estádio de Wembley, templo do futebol mundial e só comparável ao nosso Mário Filho (vulgo Maracanã).



'Monsieur' Didier Drogba, nascido em 1976 na cidade de Abidjan, na Costa do Marfim, e possivelmente o maior atacante da atualidade, marcou o gol único da partida aos 26 minutos da prorrogação, após excepcional tabela com o não menos talentoso Frank Lampard. Após intensa batalha entre as duas equipes e com jogadas de altíssimo nível das duas partes! Para delírio e tristeza dos quase 90 mil afortunados que compareceram ao local.
À parte o deleite aos olhos dos amantes do futebol de alto nível, como é bom vermos a realeza inglesa e seus súditos aplaudirem de pé um cidadão do Terceiro Mundo!


Manchester United 0 x 1 Chelsea
Data: 19 de maio de 2007
Final da FA Cup- Copa do Rei Inglesa
Wembley Stadium
Público: 89.826 presentes
Gol: Didier Drogba, aos 116 min.(26 min.da prorrogação).

sexta-feira, 18 de maio de 2007

ANNIE E ALVY EM NOVA YORK HÁ 30 ANOS (PARA BRUNA & AGNES)








"Você não percebe que o resto do país acha que em Nova York nós somos comunistas, judeus, hommossexuais e pornógrafos? Eu mesmo moro aqui e às vezes acho isso!"


Ao remeter ao trecho acima, lembro-me das srtas. Rissardo e Gala - e agradeço-as pelos oportunos papos que levamos acerca de obras cinematográficas desta envergadura.

Criticado por muitos devido a um inexato título em português, "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa", de 1977, conta a estória de Alvy Singer, um escritor divorciado e inseguro que acaba se apaixonando por Annie Hall, uma cantora pra lá de problemática. Ambos passam a morar juntos, dando início a um período de crises conjugais, cardápio apropriadíssimo para o passeio de Allen entre os temas de sua preferência, tais como conflitos de relacionamento, pessimismo excessivo e críticas à sociedade urbana.
Possivelmente a comédia romântica- termo que abomino porque acabo me lembrando da detestável Meg Ryan- mais profunda e estudiosa da mente humana no cinema.
Allen ganhou o Oscar de melhor diretor com a obra, mas fez o que se esperava dele: não foi receber o prêmio, justificando a ausência na festa por causa de um hábito saudável: seria mais uma noite de recitais de clarinete em algum bar novaiorquino.
Apesar de o filme ter sido feito para a bela Diane Keaton, confesso que preferiria que o título da obra se chamasse Alvy Singer. Singer (ou Allen, tanto faz) e sua Nova York mais do que autobiográfica.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Mãe Baiana Mãe (2)

Autores: Aluísio Machado e Beto Sem Braço
Intérprete: Quinzinho


Abre as portas, oh folia
Venho dar vazão a minha euforia
A musa se vestiu de verde e branco
E o pranto se fez canto
Na razão do dia-a-dia
Mãe baiana mãe
Empresta o teu calor
Eu quero amanhecer no teu colo
Onde deito, durmo e rolo
E isolo a minha dor
Eu quero, quero te saudar nesta avenida
Pra valorizar a vida
Que a vida valorizou
Mãe negra, sou a tua descendência
Sinto tua influência
No meu sangue e na cor
Iêê abará acarajé
Capoeira, filho da mãe
Pregoeiro, homem da mulher

Okolofé mamãe kolofé-lorun
Aieieu, aieueu mamãe oxum

Baiana, baianinha boa
Teu requebro me enfeitiçou
Enfeitiçado, sambando eu vou
Baiana mãe baiana
É belo o teu pedestal
Eu te adoro e adorando imploro
Teu carinho maternal
Tia Ciata, mãe amor
O teu seio o samba alimentou

E a baiana se glorificou

Mãe, baiana mãe


Meus amigos, imperianos ou não, geralmente consideram o samba Bumbum Paticumbum Prugurundum (1982) como um dos melhores (senão o melhor) samba-enredo da década de 1980. E não é para menos. Bumbum Paticumbum Prugurundum, de autoria de Aluísio Machado e Beto Sem Braço, é uma obra-prima. Além disso, ainda conquistou o último título para a verde e branco de Madureira.

Mas, a minha sina de "ser do contra" prevalece. Apesar de reconhecer todos os méritos do supramencionado samba, meu voto de melhor samba da década vai para "Mãe, baiana mãe", de 1983. Os autores são os mesmos Aluísio Machado e Beto Sem Braço.

Lembro-me que a primeira vez que ouvi o samba fiquei emocionadíssima! A letra e a melodia são fenomenais que arrancam lágrimas dos mais sensíveis. E perguntava-me: como a Serrinha não venceu o carnaval de 1983, tendo um samba tão belo como esse? Corri atrás desse desfile, embora não tenha logrado êxito. Porém, há pouco tempo atrás, consegui o compacto do ano, no qual a Beija-Flor se sagrou campeã.

Ao ver o compacto, não tive dúvidas de que o Império merecia ter conquistado o bicampeonato. O samba foi ovacionado na avenida e a plástica da escola correspondeu as expectativas. Claro que muitos dirão que meu "sangue verde e branco" está falando mais alto, mas não é verdade. O Império Serrano fez um desfile primoroso e defendeu seu título com uma dignidade impressionante. Ficou em terceiro... mas o carnaval da Serrinha de 1983 é, até hoje, lembrado por muitos.

Bons tempos do Império, que entrava na Avenida sempre como escola favorita ao título. Espero, sinceramente, que a agremiação volte aos velhos tempos e lute pelo campeonato. Mas, enquanto estes dias não chegarem, viajarei nas páginas da história do Carnaval para sempre recordar a grandeza e a tradição da Serrinha.

VALEU, ZUMBI !!!


NÃO, NÃO E NÃO!!!!!!!!! NÃO estou me referindo ao espetacular desfile da Unidos de Vila Isabel do ano de 1988, que arrebatou o seu primeiro campeonato ao homenagear os líderes negros usando o título deste post como o primeiro verso de seu samba-enredo.


A comemoração se dá porque o assentamento de terra ZUMBI DOS PALMARES, localizado no Munícipio de Campos, no Rio de Janeiro, completou dez anos de existência esta semana.
As cerca de 500 famílias que conseguiram a desapropriação do latifúndio e a emissão de posse pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA), em 1997, sobrevive com base na agricultura, cuja produção é comercializada numa feira de orgânicos.

Entre outras marcantes conquistas, o assentamento possui escolas e postos de saúde. Mais uma vitória dos quilombolas.

HÁ UMA SEMANA...


Enquanto os cambistas se esbaldavam vendendo "convites" para os fiéis que queriam ver o papa no Pacaembu, e os repórteres e fotógrafos se engalfinhavam pra chegar mais perto de Sua Santidade...
A Câmara dos Deputados aproveitou a ausência da imprensa e, na calada da noite, aprovou no dia 10 de maio o aumento de 28,5% para os salários de deputados, senadores, do presidente da República e dos ministros. Pelo projeto, o salário de deputados e senadores vai passar dos atuais R$ 12.847 para R$ 16.512,09. Lula, que recebe atualmente R$ 8.885, passa a receber R$ 11.420.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, sacou a esperteza da operação e afirmou que (sic) “com o reajuste darei uma festa. Não convido os jornalistas porque são muitos”. Já oraculava ele que, com a imprensa por perto, tal manobra de encher (ainda mais) os porquinhos talvez pudesse ter encontrado alguma barreira.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Morangos Silvestres


O sueco Ingmar Bergman é notadamente um dos maiores cineastas do mundo. A lista de seus filmes considerados como obras-primas é extensa... O Sétimo Selo, Fanny & Alexander, Persona, Gritos e Sussurros, Sonata de Outono, Cenas de um Casamento, etc. Todas as obras citadas são fantásticas... mas penso que a obra máxima do cineasta é realmente "Morangos Silvestres" (1957).

Tudo no filme beira a perfeição. A atuação dos atores é brilhante! A fotografia é belíssima e o enredo, além de inteligente, envolve o espectador.

"Morangos Silvestres" pode ser caracterizado como um filme sobre a velhice. O protagonista é o médico Isak Borg, magistralmente interpretado pelo mestre do cinema sueco Victor Sjöström. Isak, aos 78 anos, mora em Estocolmo, mas deve viajar para Lund (sua cidade natal) para ser homenageado pela Universidade local. Porém, no dia anterior à viagem, Isak tem um esquisito sonho, no qual ele vê a si próprio no caixão.

Durante a viagem, Isak relembra de fatos do passado, bem como se depara com inúmeros problemas do presente. Não pretendo contar aqui muito mais do que isso, até para não estragar o brilhantismo da obra.

Mas, aproveito esta oportunidade para destacar a atuação estupenda da atriz Ingrid Thulin, que interpreta Marianne, a nora de Isak. Aliás, tornei-me fã incondicional de Thulin, após ver este filme.

Marianne acompanha o sogro na viagem. Ela havia deixado o marido Evald por razões que não posso revelar. Ainda assim, ela resolve voltar à Lund para revelar ao marido a sua decisão. Os pontos altos do filme, em minha opinião, são os diálogos envolvendo Marianne e Isak, sobretudo o primeiro, que ocorre ainda no início da viagem.

No fim do filme, podemos perceber claramente como cada uma das personagens muda sua visão de mundo e também a visão sobre o próximo. Mais uma vez deixo a dica: assistam o quanto antes ao filme "Morangos Silvestres"!








Três recentes do Aldir...


1- A grande maioria dos brasileiros vê o túnel no fim da luz.

2- Nem todo juiz pusilânime é gilete.

3- Filhas putativas nao fazem, necesariamente, sexo por dinheiro.